Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de março de 2009

igrejas do Piaui


Segundo o professor Paulo a igreja apresenta características das construções jesuíticas, estrutura maneirista, que antecede ao barroco, representada pela simetria e pelas vigas retas e simples sem adornos e exageros, possui apenas uma nave central e há ausência de torres . Considerando a data gravada de 1616, acredita-se que esta seja a arquitetura mais antiga do Piauí. Porém, não existem registros documentais que comprovem a veracidade da data.O historiador Olavo Pereira da Silva, que atualmente trabalha no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em seus estudos não conseguiu encontrar nada que pudesse atestar a validade da data encontrada na fachada. Mesmo sem uma prova documental a igreja representa uma importante construção, "uma preciosidade arquitetônica", como ressalta o professor Paulo.



Embora tombada como patrimônio estadual sua estrutura tem sido conservada pelos moradores da localidade, os quais ainda realizam em seu interior cerimônias religiosas, no entanto, de acordo com a senhora Maria Candida do Nascimento, 74 anos, isto acontece somente uma vez ao ano. "Todo ano a gente se reune nos festejos de Nossa Senhora do Rosário, que acontecem em outubro, aí o padre de Cocal vem e realizabatizados, eucaristia, crisma e casamentos. Todo o povo se reune e faz uma grande festa", explica Maria Candida que nasceu no município de Buriti dos Lopes/PI e veio para o povoado Frecheira somente aos 40 anos.



Mesmo com o cuidado que a comunidade tem tido de conservar este patrimônio histórico fica o alerta para as instituições responsáveis pelos bens tombados pelo estado. Não se pode deixar perdido e longe do conhecimento das pessoas algo que faz parte da história de povoamento do país e que pela data contraria inclusive os primeiros registros de expedições no estado do Piauí que datam de 1674 a 1680 por intermédio de Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso.

Nenhum comentário: