Pesquisar este blog

sábado, 14 de agosto de 2010

03 de Julho de 2008
Livro piauiense ganha prêmio do IPHAN
O livro tem como objetivo incentivar novos pesquisadores
O livro “Carnaúba, Pedra e Barro na Capitania de São José do Piauhy”, que registra a história do Piauí através da arquitetura e construções de prédios desde a colonização até o século passado acaba de receber um importante prêmio concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.

O livro, de autoria do arquiteto e pesquisador Olavo Pereira, apresenta os elementos característicos e a matéria-prima daquelas construções. Organizado em três volumes, o livro contém a pesquisa que ganhou o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Pesquisa e Inventário de Acervo .

Cada volume do livro trata de um tema: urbanismo, a origem e o desenvolvimento das vilas e cidades no Estado, estabelecimentos rurais, mostrando como eram as fazendas do Piauí colonial e arquitetura urbana, construções civis, religiosas, oficiais, militares, industriais e funerárias.“É um estudo que começou de forma independente, durou uns 20 anos. Só depois ganhou apoio. Tem como objetivo incentivar novos pesquisadores, e a ajuda na criação de projetos de preservação desses ‘monumentos’”, diz o arquiteto e autor premiado Olavo Pereira.

O livro oferece um modo de ver e de sentir essas estruturas, disponibilizando uma vasta gama de informações técnicas sobre a origem e evolução das cidades do Piauí nos séculos XVIII, XIX e XX, da colonização à República, bem como das técnicas e sistemas construtivos empregados em sua arquitetura, além de abordagem sobre as condições de preservação desse acervo.

VESTÍGIOS DE HISTÓRIA - Durante a pesquisa Olavo destaca que encontrou “vestígios de fazendas antigas, elementos importantes de construções que não existem mais, elementos religiosos de igrejas feitas por jesuítas na região de São João do Piauí. É um registro que serve como referência do povoamento das fazendas nacionais”.

Olavo é Arquiteto, Urbanista e Especialista em Restauração e Conservação de Conjuntos e Monumentos Históricos. Ele mora em Minas Gerais desde 1968. E diz que resolveu vir fazer essa pesquisa no Piauí pela carência de informações que havia no estado.

“A falta de referências sobre o acervo arquitetônico e urbanístico do Piauí me motivou a fazer esse levantamento sobre as casas, os elementos construtivos (carnaúba, pedra e barro, que ao nome ao livro). Para evidenciar essas referências históricas e também incentivar programas de proteção, preservação que devem ser incluídos nos projetos oficiais”, explica Olavo, que percorreu cerca de 50 municípios do Estado, conversando com pessoas, e pedindo licença para documentar desde as enormes sedes das fazendas à mais rústica construção de pedras empilhadas.

O resultado desta peregrinação histórica está no livro já está disponível nas livrarias piauienses desde seu lançamento oficial em novembro de 2007.

fonte;http://www.arquitetura.com.br

Nenhum comentário: