Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de novembro de 2008


meu por-do-sol

Piauí Terra amada.
Sou filha da terra de Torquato Neto, um anjo torto que
escreveu poesias certas. Da terra que, como disse da Costa e
Silva, outro grande poeta, compositor do nosso hino, é um
céu, se há um céu sobre a terra. Sou da terra da cajuína que
é feita do caju, para quem não sabe, essa é a terra que mais
produz caju e, conseqüentemente a danada da castanha.
Oxente! Eu sou da terra que não faltam coisas gostosas:
manga, carne do sol, doce de caju, paçoca, baião de dois e
maria isabel. Maria isabel, não é pessoa, e sim comida,
feita com arroz e carne-de-sol produzida na minha bela Campo
Maior. E por falar em sol, eu sou da terra que é filha do
sol do equador, por isso é quente feita torrente de amor,
terra das grandes várzeas e chapadas. A chapada do Corisco
troveja tanto que parece show pirotécnico saudando o céu em
noite de festa. Eu sou da terra das serras: das Confusões, e
da Capivara essa é tão arretada de bonita que inspirou o
homem primitivo, é um tesouro histórico de valor
inestimável. Lá está o Parque Nacional Serra da Capivara e o
sítio arqueológico mais importante do Brasil e de todas as
Américas. Deve ser porque essa terra é doce, tão doce que
produz muito mel: de melaço e de abelha. Aqui temos mel para
dar, vender e exportar. É bom dizer que exportação é o que
essa terra mais tem feito. Exportamos também carnaúba, soja,
algodão. Esses produtos levam nossa terra para além mar. O
mesmo mar que é destino do velho monge, nosso rio Parnaíba,
que depois de se encontrar majestosamente com o rio Poty,
vai desaguar em grande estilo formando um dos maiores Deltas
do mundo, o Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das
três Américas. Apesar de sua costa se estender por apenas
66hm, o Estado do Piauí é detentor de um privilegiado
ecossistema, constituído por incontáveis ilhas, lagoas,
igarapés e praias de areia fina, coberta por dunas e
coqueirais. Sim, sou da terra que é maior e única em muitas
coisas. Prova disso é a opala, pedra preciosa que só tem em
dois lugares desse grande universo. Para cá vem gente de
tudo quanto é canto, só para se curar. É porque essa terra é
santa e faz bem! Pergunte a quem veio nos visitar se
pretende voltar, ou quem mora aqui, se quer ir embora? Dizem
que é a água, mas pra mim é a terra mesmo, que é tão boa que
até mamona vira combustível. Esse tal de biodiesel é a
maneira mais ecológica de fazer carro andar. Eu sou da
terra, das Sete Cidades de Pedra, da Cachoeira do Urubu, da
Pedra do Castelo, do Morro do Gritador, da Lagoa do Portinho
entre outros tantos lugares paradisíacos. Eu sou da
caatinga, dos cerrados. Eu sou litorânea, sertaneja, sou
ribeirinha. Eu sou da terra, que para a geografia é
Meio-Norte, mas para meu coração sertanejo, matuto,
piauiense representa o mundo inteiro. Piauí, terra
majestosa, altaneira, hospitaleira, por isso seus filhos
amados muito se orgulham de ti. É por essa razão, que a
saudade dos que por algum motivo precisam deixá-la é
imensurável.
Maria josé carvalho coelho