Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de outubro de 2008



Ananás - índios da região de parnaguá submetidos por Francisco Dias da Siqueira, que com eles fez a paz.



Anaperís – índios que assolavam as margens do Parnaíba. Sendo combatidos em 1731. Provisão régia de 31-08-1731 trata da licença impetrada por Miguel da Silva Pereira, morador na ribeira do Parnaíba, para fazer guerra às suas custas ao gentio Aranis, Anapeis, Iaçuis e outros.

Anapurus – Também grafados como Amapurus e conhecidos por Aroquanguiras. Habitavam ao longo do Parnaíba entre Piauí e Maranhão, provavelmente em seu curso inferior. Foram encontrados pela missão de Vital Maciel Parente (abril de 1679). Concluiu-se em 1701 a guerra contra esses e outros indígenas da região. Em 1703 pediram aldeamento, mas em pouco tempo voltaram a perturbar os colonos. C.R. de 16-04-1709, ao governador do Maranhão, comunicava o auxilio de 600 índios da serra da Ibiapaba para dar guerra a esses índios. Em 1728 já estavam aldeados na margem esquerda do Parnaíba, ao N. do Maranhão, a duas léguas do arraial de Bernardo Carvalho de Aguiar. Viviam em ambas as margens do Parnaiba, quando foram combatidos por Francisco Dias da Siqueira.

Anicoás – Moravam nas cabeceiras do rio Preto. O pe. Miguel carvalho (1697) os dizia antropófagos, o que não se comprovou.

Araçús – índios que se retiraram para serra da ibiapaba.
Araiós – segundo pe. Miguel carvalho (1697) eram moradores das cabeceiras do poti.
Araís – índios na ribeira do Parnaiba (1731) Guerreavam aliados aos Guanarés.

Aranís – Também chamados de Aranhez. Ao que se presume sub-ramo dos tremembés. Estavam na ribeira do Parnaíba (1697 e 1731). Foram combatidos em 1766,1722 e 1726. Provisão régia de 31-08-1731 trata da licença impetrada por Manuel da Silva Pereira, morador na ribeira do Parnaíba, para fazer guerra às suas custas ao gentio Aranis, Anaperis, Iaçuí e outros. Portaria de 11-101758 do governador do estado do Maranhão e Piauí concedeu licença ao principal desses índios para transportar para o lugar São Felix da Boa Vista, nos limites da freguesia de São Bento de Balsas, vizinha do rio Parnaíba, com as famílias da mesma nação, e irem gozar naquela notável situação dos grandes interesses que na mesma se lhe ofereciam, sob a conduta do cap. João do Rego Castelo Branco. Entre os que os combateram figura Bernardo Carvalho de Aguiar.


Aroases – Também chamados Aroás, Aroachises ou Aroatises. Tapuias. Guerreiros. Os mais bravos entre todos. Povoavam a bacia do Parnaíba. Eram parentes dos Guanarés e dos Barbados, que, quando conhecidos, já demoravam na margem esquerda do Parnaíba. Uma das tribos que efetivamente habitaram o Piauí. Em Janeiro de 1697 firmaram paz com o des. Manuel Nunes Colares, da relação da Bahia, que transitava pelo território do Piauí. Nessa época habitavam as margens do sambito, afluente do poti. Em 1712 levantam-se e, em correrias, atravessam o Parnaíba, atacando fazendas do Maranhão, premidos pelo cap.Antônio Almeida apresentam-se a Bernardo Carvalho de Aguiar, Em seu arraial do maranhão, pedindo paz, isso entre 1721/5. nessa época, tinham por chefe a Angulis. Aldeados às margens do sambito, pelo pe.Gabriel

Nenhum comentário: