Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O indio hoje! noticias atuais.


O governador Wellington Dias disse nesta quinta-feira (17), no Museu do Piauí, na solenidade de abertura da VI Semana do índio, que não precisa ser pesquisador para se constatar que no existem nações indígenas, citando como exemplo o município de Queimada Nova, “onde basta apenas olhar para as pessoas”.

Para o governador, é preciso que se restabeleça a verdade, pois a história registra a presença de muitas nações indígenas no Centro, no Sul e no Norte do Piauí, o que ainda não é reconhecido pelo governo federal. Ele quer que esse reconhecimento aconteça até 2009.

Wellington Dias considera inadmissível a versão oficial da história brasileira de que no Piauí não existe índio, acrescentando que já existem estudos suficientes para se reconhecer os indígenas do Estado. “O Piauí tem índio, não há mais qualquer dúvida sobre isso e precisamos recontar a nossa história e a história do Brasil”.

O governador quer que a partir do próximo ano o Dia do Índio tenha um significado maior no Piauí e que não continue apenas como uma data festiva. Acha, inclusive, que o governo estadual deve demarcar e adquirir terras para as comunidades já conhecidas, como forma de apressar o processo de reconhecimento pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo ele, no Piauí já existe um processo avançado para reconhecimento das regiões de Piripiri, no Norte, e de Queimada Nova, no Sul, onde a presença indígena é muito forte. “O problema é que o processo de reconhecimento é muito complicado e precisamos avançar cada vez mais.”
17/04/2008

Nenhum comentário: