Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Indios no Piauí



Eles não falam mais a língua mãe, não vivem em aldeias, são pobres, sem terra demarcada e foram superexpostos a elementos de uma cultura diferente (aculturados). Mesmo assim, ainda guardam traços de sua origem - como o artesanato - e se reconhecem como índios. Estes são os índios do Piauí, que de acordo com o censo do IBGE de 2000 contam com mais de dois mil representantes.
Os descendentes dos índios Tabajaras da região da Serra da Ibiabapa, na fronteira entre o Piauí e o Ceará, que migraram para o lado do Piauí têm uma comunidade que tenta ser reconhecida e se organizar. Trata-se dos Tabajaras radicados no município de Piripiri, a 173 km de Teresina. Neste 19 de abril, Dia do Índio, representantes do grupo estão em Teresina participando das comemorações pela data na Casa Odilon Nunes (Museu do Piauí).
Antropólogo e especialista em etnologia indígena, Helder de Sousa, explica que desde 2005 foi fundada a Associação Itacoatiara, em Piripiri, para lutar pelas questões dos Tabajaras. "A principal questão é a terra. São em torno de 140 pessoas quem mantêm o artesanato em madeira e fibra. Nosso objetivo maior na associação é juntar essas pessoas que se reconhecem como índios", diz o antropólogo.
Francisco Alves de Oliveira, o Baiano, 70 anos, é um dos descendentes dos Tabajaras no Piauí e que ainda mantém o ofício do artesanato. "Eu faço colher de pau, pilão, gamelas. Tudo com madeira e vivo desse artesanato. Uso para confecção madeira de Piquiá e Jatobá", conta acrescentando que aprendeu sua arte com o pai.
Outro representante desse povo que vive do artesanato é Antônio Leite Lima, mas não do artesanato dos seus antepassados. "Faço peças reciclando borracha", observa. Ele fala que em Piripiri cada um vive em seu bairro, mas o desejo é ter uma terra demarcada para que se forme uma aldeia.
De acordo com a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, o município que tem o maior número de pessoas que se reconhecem como índios, de acordo com o censo de 2000, é Esperantina. No passado, as nações indígenas que habitaram o Piauí foram: Pimenteira, Tabajara, Jaicó, Timbira, Gueguê, Tremembé e Acroá.

Por Adriana Cláutenes Lemos

Nenhum comentário: