Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de outubro de 2008




PIAGUHY - grafia antiga do nome Piauí.
PIAGUY – grafia antiga do nome - em fenício significa “casa dos Piagas” (igreja). Derivação de piaga ou propagador da religião.
Piauí – nome indígena-literalmente rio dos Piaus ou rio dos peixes grandes.

ABIUNHAM – Uma das denominações dadas ao rio Parnaíba por Desceliers (1550) e Bartolomeu Velho (1561).

Acriús – índios. Em 1713 associaram-se aos Anacés, Guanacences e Tremembés contra os portugueses.

Aindoduçús – índios ao longo do Parnaíba, provavelmente em curso inferior, encontrados pela missão de Vital Maciel Parente (abril de 1679).

Aitatús – Habitavam o Parnaguá e as margens dos rios Gurguéias e Uruçuí e, ainda, as terras confinantes com os estados do Maranhão e Goiás. Ficavam abaixo dos Acaroás, da mesma forma que os Amoipiras. Passaram ao Maranhão após o levante geral de 1712.

Amanajós – Bugyja Brito os considera como do grupo Jaicós. Em 1763 passaram para o Piauí grandes malocas de índios bravos dessa nação, vindas do Maranhão. Habitavam o centro-sul do estado. As suas terras alcançavam os atuais municípios de Jaicós, Itainópoles, Jerumenha e Oeiras. Para contê-los em seus limites, o governador João Pereira Caldas manda dar-lhes ferramentas.

Amoipira – chefe indígena que deu nome aos índios dessa nação (Amoipiras).

AMOIPIRAS - INDIOS DA NAÇÃO TUPI. - Também chamados Abetiras. Povoaram a bacia oriental do Parnaíba, mas por pouco tempo. Uma das tribos que efetivamente habitaram o Piauí. Localizavam-se abaixo dos Aitatus. Vieram ao Piauí pelo rio São Francisco, cuja margem esquerda ocupavam a 150 léguas de Salvador (BA). Em 1655 já haviam atravessado o grande sertão que fica no permeio entre esse rio e o Parnaíba. Povoaram os campos do S. do estado, notadamente Parnaguá e as margens dos rios Gurguéia e Uruçuí e, ainda, as terras confinantes com os estados do Maranhão e Goiás, da mesma forma que os Aitatús. Eram mansos, dóceis e da língua geral. Cortavam árvores com as ferramentas de pedra. Os homens usavam cabelos da cabeça copados e aparados ao longo das orelhas. As mulheres o tinham comprido. Pescavam com espinhos tortos que lhes serviam de anzóis. Beiços furados e com pedras neles. Pintavam-se de jenipapo. Na guerra usavam tambores. A eles se juntaram tribos dos Termiminós e eram considerados galhos dos Tupinambás, de Pernambuco. Suas terras, em 1686, foram doadas pelo governador João da Cunha Souto Maior a Domingos Jorge velho. Teve como principal a Amoipira, que deu nome à nação. Emigraram após levante geral de 1712, passando ao Maranhão.

Anaçús – índios descritos pelo pe.Miguel carvalho (1697). Moravam com os caboclos na serra da Ibiapaba, para a qual se retiraram com medo dos brancos.

Anaiós – foram combatidos pela bandeira de Francisco dias d’ávila na foz do rio Salitre.fugiram em direção à serra dos dois irmãos.

Um comentário:

pratasf disse...

Juliana,
Vc poderia me ajudar a saber aonde fica a Ribeira da Parnaíba?
abs,
Eugenio Rosa - pratasf@gmail.com